quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que é a psicologia forense?


Quando as pessoas perguntam "o que é a psicologia forense?"  Elas geralmente pensam nos profilers criminais visto em filmes e programas de televisão, quando esta é apenas uma fração do que acontece na realidade. Em sua definição mais básica, a psicologia forense é a aplicação da prática da psicologia dentro da lei e do sistema jurídico. A palavra "forense" se originou da palavra latina "forensis", que significa "do fórum" referindo-se à corte imperial na Roma antiga. A este ramo relativamente novo e especializado da psicologia  foi dado o reconhecimento oficial pela Associação Americana de Psicologia apenas em 2001.
O retrato da psicologia forense em seriados, livros e filmes provocou uma onda de interesse no campo, especialmente nestes últimos anos. No entanto, estas são representações glamourizadas da profissão e não são totalmente precisas. As pessoas que praticam psicologia forense não são estritamente "os psicólogos forenses" , eles também poderiam ser psicólogos clínicos ou psicólogos infantis, mas a sua experiência ou conhecimento pode ser obrigado a prestar testemunho, avaliação e recomendações em casos legais. Alguns de seus papéis incluem a determinação da competência de um indivíduo para ser julgado, avaliação da saúde mental em casos, por exemplo, de insanidade e avaliação forense especializada na personalidade de um indivíduo. Por exemplo, um psicólogo clínico pode ser solicitado a avaliar a saúde mental de um suspeito ou um psicólogo infantil será solicitado a avaliar crianças submetidas a abusos ou prepará-los para depoimento no tribunal em casos de custódia penal ou criança.
Psicólogos forenses trabalham em prisões, delegacias de polícia, escritórios de advocacia, centros de reabilitação ou agências do governo e lida diretamente com os advogados, arguidos, vítimas, familiares ou pacientes dentro dessas instituições. Suas responsabilidades no âmbito das instituições correcionais é envolver regulares avaliações psicológicas, sessões de terapia individual e de grupo, gestão de raiva ou de crise e outras avaliações judiciais. O trabalho da psicologia forense também inclui o trabalho com os departamentos de polícia, para avaliar agentes da lei e dar formação sobre o perfil do criminoso e outros cursos relevantes. Há também aqueles que preferem atividades acadêmicas em universidades para fazer mais pesquisas sobre o direito em criminologia, e do comportamento humano. Analisar a evolução da criminalidade, perfis criminais e eficazes tratamentos de saúde mental são alguns dos temas abordados pela psicologia forense.
O que separa este ramo de outras áreas como a psicologia clínica é que a psicologia forense é limitada a funções específicas em cada caso individual, tais como o fornecimento de conselhos sobre a capacidade mental do suspeito para enfrentar as acusações. Aprender as respostas para "o que é a psicologia forense?" Significa lidar com pessoas que estão recebendo avaliação e tratamento não por escolha, ao contrário do cenário usual da clínica onde os clientes se oferecem para procurar ajuda.
Eles também são chamados para prestar depoimento de um especialista, mas deve ser bastante conhecedor do sistema jurídico a ser chamado como testemunha credível para o caso.  A maior parte de seu papel é estar se preparando e entregando o seu testemunho e traduzi-lo para termos legais, o que tem sido mais desafiador já que os advogados sabem como minar ou desacreditar opiniões psicológicas. Houve casos de simulação ou doenças fingidas onde os psicólogos devem saber reconhecer os sintomas reais, bem como avaliar a consistência das informações em diferentes fontes. Uma grande parte da compreensão da resposta à pergunta "o que é a psicologia forense" significa ser capaz de explicar ou reformular termos psicológicos ou princípios dentro de um quadro jurídico

7 comentários:

  1. Olá sou estudante do 3° E.M e gostaria de seguir está área,tenho fascinio sobre quinésica e a mente humana em geral mas estou meio perdida pois até entao nao conhecia onde seguir carreira no Brasil.Gostaria de saber por quais meios eu consigo chegar a está area,e quais faculdades voce recomendaria
    Se puder entrar em contato o mais breve possivel agradeço,meu e-mail : camilla_cristhine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, um Psicólogo Forense pode ser formado a partir da simples faculdade de Psicologia? Ou tem um curso especifico?

    ResponderExcluir
  3. Somente separado Nathalia. O curso normal de Psicologia não dá base para esta profissão. Temos que fazer um curso de pós-graduação. Ou "simplesmente" fazer concurso público para policia ou tribunal de justiça que ofereça este cargo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como está o mercado de trabalho para esta área? É rentavel?

    ResponderExcluir
  6. Hola Me chamo Stephany e quero me formar na área de psicologia forense, mais quero seguir a carreira de investigadora forense, trabalhar em campo. Caso eu queira trabalhar nas duas áreas eu poderia?.

    ResponderExcluir
  7. Olá Stephany, como já havia comentado anteriormente, no Brasil é um pouco difícil a formação e posterior carreira como investigadora forense. Digo na área criminal, pois a Psicologia Jurídica é bastante ampla. Mas não é impossível minha cara. Tem algumas pós-graduação que trabalha este tema específico. E se pode fazer também concurso público, tanto na parte jurídica como na polícia científica.

    ResponderExcluir