terça-feira, 4 de outubro de 2011

Assistir filmes e seriados faz a diferença em nossas vidas?



Assistir filmes faz a diferença em nossas vidas? Claro que sim. Somos seres humanos e aprendemos a partir daquilo que vemos, ouvimos e sentimos. Filmes oferecem tudo isso.
Mesmo quando a experiência é indireta e estamos apenas imaginando-nos em um papel, os filmes nos afetam por causa do impacto combinado da música, o diálogo, a iluminação, ângulos e efeitos sonoros que permitem que um filme perpasse "nossos sensores defensivos." Podemos nos tornar emocionalmente receptivo e revigorado por uma mensagem edificante, ou tornarmos insensíveis ao comportamento violento. Um filme apresenta o potencial de um novo poder para o sucesso terapêutico. Cabe a nós ver o potencial e usá-lo de forma criativa e benéfica.

 Filmes podem ser usados para se chegar ao fundo das questões difíceis em nossas vidas. Os filmes oferecem uma base comum para discussões sobre os problemas relacionados com a família, amizade, escola, estima, ansiedade, "amor-próprio". Problemas podem ser resolvidos em relação a um elemento de fora, e vendo como um indivíduo em um filme lida com uma situação, pode oferecer-nos idéias em como lidar com um problema em nossas vidas. As cenas chaves, assistido várias vezes, pode se tornar a base para a prática de novas habilidades

 Muitos filmes, como nos sonhos, estão cheios de metáforas e símbolos que nos afetam em um nível profundo. Carl Jung acreditava que, como a mente explora o símbolo, é conduzida a idéias que estão além do alcance da razão. Metáforas e símbolos estimulam o pensamento bi-lateral à criatividade, criando uma ponte para o subconsciente e ignoram defesas do ego.

 Os mitos e as histórias podem ajudar as pessoas a colocar sua história pessoal e as histórias dos outros no contexto apropriado. Todos os mitos e as histórias têm um vilão, e contam grandes contos de uma viagem em que um herói deve embarcar. Da mesma forma, estamos em uma "viagem do coração e da alma."

 Um filme, geralmente, nos remete a uma reflexão. Podemos "olhar" para trás em algo do nosso passado, talvez um incidente que causou uma "dor emocional". Neste caso, o filme será a jornada a partir da "dor emocional" a resolução de um final feliz. O filme termina sempre com a resolução e fica a esperança. A viagem é concluída e o herói é mais consciente, mais hábil e agora pode ver o incidente em uma nova perspectiva.

 A música é adicionada para o filme ficar completo. Música que é significativo nós, se destina a criar os sentimentos emocionais que são importantes para a mudança de comportamento. Devemos sentir inspirado à mudança de comportamento, e temos de ter esperança. A música pode nos levar às alturas. Embora utilizando a música com direitos autorais seja uma questão muito séria nos dias de hoje, há sempre músicos em todas as comunidades que querem sua música seja ouvida e usada. Há também um monte de músicas livres na internet.

 Convidar amigos e familiares para ver o filme também é um elemento importante na criação de um novo comportamento. Cada nova visão pode reforçar a aprendizagem. Depois de assistir a um filme, podemos então, aprender com um "filme" que nós criamos. Aprendemos que nós podemos ser o nosso próprio herói, e podemos lidar com as dificuldades da vida com a consciência, habilidades e esperança de um herói cinematográfico. Já não é apenas uma visualização, estamos participando ativamente, e esse é o grande poder da aprendizagem experiencial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário